O que é

Fila de Cultura!
 

O projeto “Filaweb Cultural” é uma iniciativa de escritores de Mogi Guaçu, cuja finalidade é informar, divulgar, disseminar a cultura regional.  Tal qual uma fila real, os autores e demais fomentadores da cultura estão organizados em prol da informação.
 


“De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito fremosa. (...) Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muitos bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar~ dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar" 

(O texto de Pero Vaz de Caminha tem a preocupação básica de informar, procurando transmitir o máximo possível de dados a respeito do que ocorria e do que o escrivão via, ouvia e sentia)

Na condição de donatários e humildes lavradores (Fátima Fílon e Paul Law) dessa terra, colocamos para reflexão a Carta de Pero Vaz de Caminha (acima) ao rei, com isso propomos ainda uma catárse (Aristóteles) para aclarar nossas ideias e fundamentarmos que é preciso dar o devido valor à nossa cultura que
anda tão esquecida. Sinceramente, esperamos que esse Projeto venha para suprir os anseios da grande maioria que produz.

12/02/2011
Fátima Fílon
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...