terça-feira, 1 de maio de 2012

SUJEITO É O PREDICADO: Lima Barreto

Lima Barreto: Vítima do preconceito
Afonso Henrique Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881, filho de pai português e mãe escrava.Após os primeiros estudos em Niterói, vai para o antigo Colégio Pedro II. Em 1897 ingressa na Escola Politécnica, cursando Engenharia atá 1902.Mestiço,  pobre e socialista, vítima de toda espécie de preconceitos, com o pai já louco, Lima Barreto vive intensamente todas as contradições do início do século e passa por profundas crises depressivas.
Seu mais famoso romance, Triste Fim de Policarpo Quaresma é sem dúvida uma de nossas obras-primas, uma mistura de humor, crítica e análise.
Em todos os seus romances, percebe-se um traço autobiográfico: suas experiências aparecem projetadas em alguns personagens, principalmente negros e mestiços, que sofrem o preconceito racial. Além de seu valor como romancista, Lima Barreto nos oferece um retrato perfeito dos subúrbios cariocas e de sua população, como um autêntico cronista.
Lima Barreto passa o ano de 1922 cuidando do pai moribundo.Morre em 1°de novembro de 1922, 48 horas antes do falecimento de seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...