quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura: Eneida de Virgílio, a epopéia de Virgílio, o poema mais lindo do mundo. Epopéia é parte da poesia épica, heróica, uma narrativa extensa, uma coleção de feitos e fatos heróicos. A função da epopéia é eternizar os fatos heróicos, as lendas seculares de indivíduos reais, lendários ou imaginários. E essa epopéia nacionalista romana inspirou muitos outros autores, vou citar somente um autor  Luiz Vaz de Camões. Em Luzíadas (obra de Camões)  temos 1 102 estrofes num total de 8 816 versos decassílabos em cantos e sonetos que encantam, onde podemos perceber a presença da epopéia de Virgílio, Eneida. Concluo dizendo que história da literatura nos conta que muitos outros autores  seguiram os passos de Virgílio. Boa leitura! 

5 comentários:

  1. Tenho muita vontade de conhecer Eneida... A epopeia é a mãe da prosa, não é? Acho interessante o fato das histórias serem contadas em versos...

    Um abraço, minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. Epopéia é um poema épico. Um poema heróico narrativo extenso, uma coleção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos.
    A epopéia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservadas ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopéia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisséia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Tróia.
    A epopéia pertence ao gênero épico, mas embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de conduta. As personagens (na grande maioria são reais e outras fictícias.
    As narrativas vieram depois das poesias; os versos rimados, por serem de melhor memorização eram muito usados e trabalhdos com esmero, exigiam muito dos autores, porém os atores podiam até improvisar no caso do esquecimento de alguma fala. Os poemas épicos, isto é de sucesso, e em especial, estamos falando das epopéias, eram declamados e geralmente traziam histórias de sucesso dos reis, de uma nação inteira.Virgílio coletou os fatos históricos, as epopéias, os acontecimentos mais relevantes da sociedade, do universo rural, numa visão bucólica e assim, sem dúvida alguma, construíu um belíssimo documentário onde ele exaltou a vida do povo romano. O papel era raro por isso, os versos eram rimados, tornando assim mais fácil a memorização das peças para os atores.

    Eu tenho um cordel onde começo assim: ESTA ARTE É MUITO ANTIGA... TEM AS FALAS MAIS BONITAS, OS REIS ERAM TROVADORES BEM ANTES DA BALA CHITA!

    Sim, os reis eram trovadores, gostavam de atuar, no entanto, na maioria dos casos, eles eram os motes pejorativos ou de honra para as composições das peças.
    Um abraço amigo Paul Law e espero que goste desta leitura; é muito cedo no momento em que escrevo, o galo nem cantou ainda, e não acordei direito rss. Espero ter acertado tudo, haja vista que, já comecei escrever e apaguei várias vezes, acordei lerda.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Suas explicações engrandecem a postagem. Mais ainda, nos esclarece, nos ensina.

    Um abraço, minha amiga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...